FAEPI – Faculdade de Educação do Piauí

CPA

Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação (CPA)

É responsável por coordenar a auto avaliação institucional, desde a elaboração do método, passando por sua implementação e sistematização dos resultados, até a elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que subsidia os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Instituição e é usado pelo INEP/MEC para o recredenciamento institucional e reconhecimento dos cursos, entre outras atividades.

A auto avaliação está em obediência à Legislação de Ensino Superior do MEC que estabelece o Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES (Lei N°10.861 de 14/04/2004.

Conforme Regimento Geral da FAEPI, a CPA “A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pelo processo de auto avaliação institucional”. A CPA é detentora de Regulamento interno próprio aprovado pelo Conselho Superior, respeitadas as disposições da legislação federal aplicável, do Estatuto e deste Regimento Geral.”

Como é formada a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) está prevista na Lei Nº 10.861, de 14/04/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), prevê em seu Art 2º, inciso IV, que a avaliação institucional deverá assegurar “a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo das instituições, e da sociedade civil, por meio de suas representações”.

Atualmente a CPA é composta por presidente, representantes dos alunos, professores e servidores técnico-administrativos, havendo-se a necessidade de que haja também a representatividade da sociedade civil.

O que é avaliado pela CPA?

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) da FAEPI é elemento obrigatório, e tem por objetivo avaliar a IES (Instituição de Ensino Superior) de forma autônoma, apresentando seu Relatório Anual de Avaliação Institucional para o dirigente institucional e para o INEP, possibilitando à IES o aperfeiçoamento de seus processos internos no que diz respeito às dez dimensões do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), a seguir:

1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
2. Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão
3. Responsabilidade Social
4. Comunicação com a Sociedade
5. Políticas de Pessoal
6. Organização e Gestão da Instituição
7. Infraestrutura Física
8. Planejamento e Avaliação
9. Políticas de Atendimento ao Estudante
10. Sustentabilidade Financeira

Quais são os pilares da Avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) no SINAES?


✔ Avaliação Interna (Autoavaliação) – Realizada pela CPA


✔Avaliação do Desempenho dos Estudantes – Realizada pelo INEP/MEC através do ENADE


✔Avaliação do Desempenho dos Estudantes – Realizada pelo INEP/MEC através do ENADE

Por que é importante avaliar?

A avaliação própria é um processo contínuo com o qual a Instituição adquire conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. As informações obtidas a partir das Avaliações elaboradas pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) comporão um Relatório Anual de Avaliação Institucional. A partir dele, a FAEPI identificará os pontos fortes (elementos da instituição considerados vantajosos, ou seja, suas boas práticas) para então socializar e reconhecer internamente, assim como seus pontos fracos (inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados). O objetivo é buscar a melhoria contínua para a FAEPI.

CONTATO DA CPA:
[email protected]