O QUE O ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

QUAIS O OBJETIVO DO ENADE?


O ENADE tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes dos cursos de graduação, assim estará fazendo uma autoavaliação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. O acadêmico também estará contribuindo para elevar o nível do conceito da Instituição junto ao MEC e, consequentemente, aumenta o valor do seu certificado junto ao mercado de trabalho, por ter estudado em uma instituição de ensino bem avaliada.

O ENADE É OBRIGATÓRIO?


Sim. A participação do estudante habilitado ao ENADE é componente curricular obrigatório e indispensável ao registro de regularidade no histórico escolar para a expedição do diploma pela IES. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao ENADE, pois, a colação de grau dos estudantes está submetido à participação do processo do ENADE.

QUANDO SERÁ A PROVA?


A prova, que será aplicada em 26 de novembro, é constituída pelo componente de Formação Geral, comum a todas as áreas, e pelo componente específico de cada área.início às 13h, sendo que os estudantes deverão estar no local de prova com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

INSTRUÇÕES PARA O ESTUDANTE NO DIA DA PROVA?


No dia da prova, o estudante deve atender ao disposto nos itens a seguir:

• Data e hora do exame: 26/11/2017 (domingo) às 13 horas (horário oficial de Brasília).

• O Exame terá duração de 4 (quatro) horas.

• O estudante deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais de aplicação do Exame, considerando o horário oficial de Brasília – DF.

• Não será admitido, em hipótese alguma, acesso à prova em local diferente do determinado pelo Inep, nem tampouco após as 13 horas (horário oficial de Brasília).

• O estudante deverá levar o original do documento de identificação com o qual está cadastrado (com fotografia, válido e legível). Recomenda-se que o estudante leve este Cartão de Informação.

• Consideram-se como documentos válidos para identificação do estudante: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

• A participação no Enade 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova. Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença deixa o estudante em situação irregular junto ao Enade 2017.

• A lista de presença de sala somente será disponibilizada ao estudante após 1 (uma) hora do início da prova.

• A estudante que tiver necessidade de amamentar deverá comparecer ao local de prova com acompanhante para o recém-nascido e o aplicador de prova reservará espaço adequado à amamentação durante o período de aplicação de prova.

• Não será permitido ao estudante fumar na sala de provas. Durante as provas não será admitida, sob pena de exclusão do Exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras, relógios (analógicos ou digitais), réguas de cálculo, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, smartphones, tablets, ipod, mp3, bip, walkman, pager, notebook, palm top, pen drive, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens

O estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

• O descumprimento das disposições acima implicará na irregularidade do estudante junto ao Enade.


PORTARIAS


Retificação 2 - Edital Nº 26 de 16/06/2017

Retificações - Edital Nº 26 de 16/06/2017

Formação Geral - Portaria Nº 493 de 06/06/2017

Nota Técnica CGCQES Nº 12 / 2017 - Calculo da Nota Final do ENADE

Ofício Circular Nº5 / 2017 - GAB INEP

Pedagogia - Portaria nº 103, de 09 de Fevereiro de 2017

Portaria Nº 103 de 09/02/2017 - Designação de Membros Comissões Assessoras ENADE 2017

Portaria Nº 174 de 22/02/2017 - Designação de Membros Comissões Assessoras ENADE 2017

Portaria Normativa Nº 8 de 26/04/2017

Edital º 26 de 16/06/2017 ENADE 2017

Lei Nº 10861 de Abril de 2004