NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AOS DOCENTES E DISCENTES DA FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ – FAEPI.
O núcleo de assistência ao estudante e professor tem por finalidade trabalhar as dimensões teórico-metodológicas durante a vida acadêmica. É preciso conhecer a realidade de quem ensina e de quem aprende, quer por meio de contato direto dentro e fora da sala de aula, quer por integração com os outros membros da equipe técnica nos diálogos com a família e no acompanhamento dos professores para propiciar a construção do conhecimento.

Esta ação integradora que garante a sintonia necessária para o desenvolvimento do processo acadêmico do estudante e ações do educador, tornando o ato de ensinar e aprender significativo.

Nesta perspectiva, foi realizada a reestruturação doNúcleo de Assistência ao Docente e Discente – NUADI, um setor educacional que tem o propósito de trabalhar com o apoio psicossocial ao corpo discente, docente e técnico administrativo da IES e também atendimento à comunidade, através de convênios e parcerias.

Os atendimentos são realizados por profissionais do NUADI através de terapias, vivências, laboratório de ensino e ações sociais, trabalhando na abordagem clínica ampliada, sendo uma equipe multidisciplinar composta por pedagogo, assistente social, psicólogo, psicopedagogo, advogado e teólogo.

A proposta de intervenção destina-se aos alunos da FAEPI, que sejam encaminhados pela coordenação e pelos professores ou por meio da solicitação do próprio aluno que apresente alguma dificuldade. Participam também professores, funcionários técnico-administrativos e filhos de funcionários, pessoas da comunidade através de parcerias e convênios. Constitui-se também em campo de estágio para os alunos dos cursos da IES.

Atualmente, o NUADI realiza atendimento de segunda-feira à quinta-feira, das 8h às 21h50 e na sexta-feira, das 8h às 17h, com os seguintes atendimentos:

Orientação Pedagógica: Orientação e apoio aos alunos, professores e coordenadores em relação às dificuldades existentes na sociabilidade e aprendizagem acadêmica.

Atendimento do Serviço Social: projetos sociais, processo da triagem para a equipe multidisciplinar do NUADI e acompanhar a evolução do quadro social do usuário atendido pelo núcleo erealizando abordagem, quando necessário.projetos sociais, processo da triagem para a equipe multidisciplinar do NUADI e acompanhar a evolução do quadro social do usuário atendido pelo núcleo erealizando abordagem, quando necessário.

Atendimento de Psicologia: orientação psicológica aos discentes, docentes e ao corpo técnico administrativo, a fim de contribuir com os aspectos psicológicos envolvidos nas dificuldades de aprendizagem, dificuldades emocionais, comportamentais e, ainda nas relações discente/docente, discente/Instituição e discente/discente, visando acompanha-los, assistindo-os em suas dúvidas e ansiedades, favorecendo o desenvolvimento pessoal, psicológico, social, organizacional e cultural.

Atendimento de Psicopedagogia: orientação aos discentes, docentes e corpo técnico-pedagógico que apresentem dificuldades no processo de construção de aprendizagem, dificuldades com o processo de ensinagem e relacionamento professor-estudante, orientação aos discentes, docentes e corpo técnico-pedagógico que apresentem dificuldades no processo de construção de aprendizagem, dificuldades com o processo de ensinagem e relacionamento professor-estudante.

Assessoria Jurídica: orientação e esclarecimento de demandas jurídicas trazidas pelo corpo docente, técnico administrativo e discente.

Atendimento de Aconselhamento Religioso: orientar e ajudar nodesenvolvimento da espiritualidade enquanto busca de sentido de vida, considerando as relações interpessoais, pautadas nos princípios éticos e cristãos.